O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avaliou de forma positiva a reunião realizada nesta quinta-feira (7) com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, na Casa Branca, em Washington.
Após o encontro, Trump afirmou que a conversa foi “muito boa” e destacou que os dois líderes discutiram temas ligados ao comércio internacional, tarifas e cooperação entre os países. O presidente norte-americano também classificou Lula como um “presidente dinâmico”.
Segundo informações divulgadas pela imprensa internacional, representantes do Brasil e dos Estados Unidos devem continuar as negociações nos próximos meses, com novos encontros previstos para aprofundar assuntos considerados estratégicos pelas duas nações.
A reunião ocorreu em meio a debates sobre tarifas comerciais, segurança pública, combate ao crime organizado e discussões envolvendo minerais críticos e terras raras. Apesar das divergências recentes entre os governos, interlocutores avaliam que o encontro ocorreu em clima cordial e diplomático.
Durante a agenda oficial, Lula e Trump participaram de reuniões reservadas e de um almoço de trabalho. Havia expectativa de uma declaração conjunta à imprensa, mas o compromisso acabou não acontecendo.
Foto – Divulgação/ Presidência da República



